Presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski pediu ao secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o adiamento da exigência para o varejo da conexão dos meios de pagamento eletrônicos, como cartões de crédito, ao emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A entidade argumenta que a conexão trará custos e dificuldades, especialmente aos pequenos varejistas. A medida tem previsão de começar a valer em 1º de julho.
- Determina que teremos de estar homologados apenas com um adquirente, mas hoje várias lojas usam mais de uma máquina de cartão por causa das diferentes taxas aplicadas por cada adquirente. Por exemplo, em uma o débito é melhor e em outra o parcelado é melhor - exemplificou Galbinski.
A sugestão da AGV é aguardar a reforma tributária passar no Congresso para que não se tenha de fazer alterações de sistema duas vezes. Além disso, propõe que a exigência seja escalonada por faixas de faturamento das empresas, começando pelas de maior receita até chegar às menores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna