Uma cuia junto da marca e a tentativa de antecipação da abertura da loja de Porto Alegre marcam a entrada do Fort Atacadista no Rio Grande do Sul. A bandeira de atacarejo pertence ao Grupo Pereira, maior rede de supermercados de Santa Catarina. O primeiro passo, porém, é a inauguração da unidade de Canoas nesta semana. Depois, a estratégia inclui operações em Viamão, Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Gravataí. Já a loja da Capital, que estava prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, pode ficar pronta já em 2023, falou à coluna o vice-presidente comercial e de marketing, João Pereira.
— O projeto, dentro do cronograma de expansão, fica para o primeiro trimestre do ano que vem. Estamos tentando antecipar, e pode ser que conseguiremos abrir ainda em novembro ou dezembro — disse o empresário.
Ele também antecipou à coluna que o plano é abrir outros atacarejos em Porto Alegre. A primeira ficará na Avenida Manoel Elias, no bairro Passo das Pedras.
— Se não der ainda neste ano, até final de março de 2024, vamos ter a primeira de Porto Alegre. Depois, vai ter mais [na cidade]. Agora viemos para ficar, para crescer e para trazer coisas novas ao Rio Grande do Sul.
A nova loja de Canoas será inaugurada nesta quarta-feira (3). Ela tem 5,3 mil metros quadrados de área de vendas, gerou 450 empregos diretos e indiretos e recebeu investimento de R$ 70 milhões. A próxima a ser aberta fica em Viamão, no ponto onde antes funcionava um Maxxi. Depois, entre agosto e setembro, inicia as atividades da unidade de Caxias do Sul.
Marca com cuia
Chamou a atenção da coluna que, em algumas partes pela loja, a marca do Fort Atacadista está acompanhada de uma cuia. De acordo com o vice-presidente João Pereira, é uma estratégia de aproximação, adotada também em outros Estados.
— Somos gaúchos agora. Em Santa Catarina, é rede, é canoa. Na região de descendência alemã, é caneco de chope. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é uma arara — explica.
"Estamos preparados"
Alguns dias antes da inauguração em Canoas, o diretor comercial Lucas Pereira conversou com a coluna sobre os planos da empresa para o Estado. Leia mais: "Estamos preparados", diz diretor da maior rede de supermercados de SC que entra no RS com R$ 300 milhões
Assista à entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna