Grupo com sede no interior de São Paulo, a Oscar Calçados está negociando a compra das lojas da Paquetá e da Gaston. A empresa paulista confirmou a informação à coluna. O grupo calçadista gaúcho está em recuperação judicial e tem visto suas dificuldades financeiras pioraram nas últimas semanas. Atribuindo à retração do consumo, fez demissões nas suas fábricas no Rio Grande do Sul, na Bahia e no Ceará. Além disso, parcelou o último salário dos 7 mil funcionários, pagando apenas metade até agora.
Conforme a coluna apurou, a negociação está avançada (status que a Oscar nega), mas também é analisada outra proposta. Se for batido o martelo pelas empresas, o negócio ainda precisa de aprovação de credores e de autorização da Justiça. A ideia é vender a operação de varejo, usando o dinheiro para reestruturar a parte industrial, que representa a maior parte do grupo atualmente. A outra marca de varejo que pertencia à Paquetá, a Esposende, já foi vendida.
Fundado há 40 anos, o Grupo Oscar tem mais de 100 lojas atualmente, além da operação de venda online. Comercializa calçados, roupas e acessórios. As unidades ficam no interior de São Paulo, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro, Joinville (SC), Alagoas e Paraíba.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna