Tecnologia, saúde e serviços como logística lideram lista da multinacional de recursos humanos Adecco como setores com alta demanda de profissionais no Rio Grande do Sul. Um guia com as médias salariais de 588 cargos apontou que cresceram, no Estado, os cargos de alta gestão, como vice-presidentes, focados em tecnologia.
— Empresas precisaram se organizar para que a gestão chegasse neste nível hierárquico, porque tecnologia passou a ser o coração de muitas operações — explicou à coluna a diretora da Adecco, Gabriela Mative.
Pelo guia, na Região Sul, o cargo com maior salário é o de gestão em segurança da informação, com média de R$ 41.666,67. A área, porém, passa por uma "calibragem" de valores, já que a demanda e a oferta têm se regularizado.
— Como e-commerce teve uma explosão, as posições vinculadas à segurança da informação cresceram muito, e naquele momento, não havia muitos profissionais qualificados. Hoje, as pessoas entenderam que era um nicho de mercado, se profissionalizaram e as coisas estão mais equilibradas — analisa Gabriela.
Se estiver pensando em primeiro emprego, ela sugere o que tiver relação com e-commerce. Também destacou a procura por profissionais de atividades ligadas à saúde, principalmente mental:
— Com a pandemia, psicólogos estão em alta, assim como profissões relacionadas a cuidado humano. Temos um cargo no mercado de diretor de felicidade, responsável por garantir o bem-estar do funcionário.
Como a Adecco faz o recrutamento, ela também consegue mapear o que candidatos buscam nas empresas. Uma das principais demandas é ter, no mínimo, um modelo híbrido, se não totalmente teletrabalho. Também procuram pacotes de benefícios de qualidade de vida, como vales para ginástica e cinema.
Foco no RS
A coluna enviou três perguntas ao escritório do Rio Grande do Sul da Adecco. As respostas levam em consideração o banco de dados local da empresa.
Quais as profissões que estão em alta no Estado? De nível especialista e técnico, têm maior demanda, mas, em termos de volume, atendimento e venda.
Qual a média salarial na região Sul? R$ 2,1 mil, puxada por posições com pouca ou sem exigência de experiência, com Ensino Médio.
Quantas e quais são as vagas abertas no momento? São quase 200 no Rio Grande do Sul, que buscam gerente de contas, consultor de negócios, vendedor de loja, técnico de suporte, operador de expedição, entre outros.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna