Fábrica de elevadores de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, a TK Elevator investiu R$ 80 milhões em uma nova estrutura para desenvolvimento de softwares. Para a unidade, batizada de TechHub, foram contratados 45 engenheiros. Com isso, a unidade gaúcha passou a concentrar todo o processo global da companhia no segmento, o que antes era feito em unidades regionais espalhadas pelo mundo. Com sede na Alemanha, a TK Elevator tem 50 mil funcionários e atende clientes em 100 países. No último ano, faturou 8 bilhões de euros.
- O software é o cérebro dos elevadores - exemplificou à coluna o vice-presidente de Operações para a América Latina, Paulo Henrique Estefan, que trabalha na empresa há 36 anos, desde que era a Elevadores Sûr.
Mas por que a empresa optou pelo Rio Grande do Sul? O executivo aponta três fatores: qualidade dos engenheiros brasileiros, proatividade e "mente aberta" dos profissionais locais e, claro, uma vantagem econômica, que, devido ao custo menor, garante melhor resultado à companhia. Chefe de Engenharia da TK Elevator para a América Latina, Christopher Busemann também destacou à coluna o padrão dos engenheiros que a empresa consegue contratar no Estado.
Além do TechHub e seu foco em software, a fábrica mantém a unidade de PDC – Product Design Center, onde outro grupo de cerca de 100 engenheiros atuam com foco em mecânica e eletrônica. O vice-presidente Paulo Henrique Estefan avisa ainda que os investimentos não pararam. Para 2024, há planos de construir um centro de pesquisa e desenvolvimento em Guaíba. Antes ainda, está previsto o lançamento de um novo produto. Por enquanto, a menina dos olhos é o Agile Mirror, que usa um espelho sensível ao toque para comandos do usuário do elevador.
História da fábrica
Em 2020, a fabricante mundial alemã thyssenkrupp Elevadores foi comprada pelas empresas de private equity Advent International e Cinven e, depois, passou a ter a marca TKE. A operação movimentou US$ 18,7 bilhões na época. A fábrica gaúcha foi inaugurada em 1965 e tem origem em um negócio criado para consertar relógios de ponto e serviços de telefonia em Porto Alegre. Passou, então, a arrumar elevadores e, logo depois, a fabricá-los. Em 1964, nascia a Elevadores Sûr que, um ano depois, foi transferida para o município de Guaíba. Já em 1999, ela foi comprada pelo grupo alemão Thyssenkrupp.
Aliás, foram fabricados na unidade os elevadores instalados no prédio mais alto de São Paulo, chamado de Platina 220. Os 20 equipamentos ficam no edifício de 172 metros de altura, com 46 andares. Entre eles, há unidades dos elevadores mais velozes da TK Elevator, que atingem o topo em 42 segundos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna