Correção: Inicialmente, foi informado que a previsão era fazer o pagamento até abril, mas a projeção é de que ele ocorra em maio. O texto foi corrido às 7h48min desta segunda-feira (13).
Uma parcela importante dos credores da Educação Metodista será paga até maio. Serão credores trabalhistas até R$ 10 mil, conta o advogado João Medeiros, sócio da Medeiros Administração Judicial, que está à frente do caso. A rede de ensino está em recuperação judicial.
- Isso vai limpar consideravelmente a lista de credores desta classe. Cerca de 90% do quadro de credores é de natureza alimentar. O plano de pagamento tem priorizado justamente o aspecto social, além de assegurar a reestruturação financeira do grupo, bem como a continuidade de suas atividades - detalha ele.
Na última semana, a Cyrela arrematou o terreno e parte dos prédios do IPA, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. O valor será pago com uma parcela da venda dos imóveis do empreendimento que a construtora erguerá no local. Do montante, R$ 59 milhões irão para quitar a dívida com um credor que tinha o imóvel como garantia. O leilão já foi homologado pela Justiça.
- Os recursos remanescentes deverão ser adimplidos no prazo de 10 anos após a obtenção do Estudo de Viabilidade Urbanística junto à Prefeitura de Porto Alegre e servirão para fomento do fluxo de caixa e satisfação dos demais créditos habilitados na recuperação judicial - diz Medeiros.
Com 152 anos, a rede Metodista tem 16 instituições de ensino e 19 centros educacionais de ensino Fundamental, Médio e superior. O grupo possui mais de 2 mil funcionários, além de 13,3 mil alunos matriculados em todo o país.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna