Correção: diferentemente do que a empresa informou em um primeiro momento, a operação no local será um atacarejo da bandeira Cestto, e não um hipermercado Zaffari. O texto foi corrigido às 16h20min.
Avançou bastante a obra no terreno da zona sul de Porto Alegre que receberá um novo supermercado do Zaffari. No local, ficava o Nacional da Avenida Wenceslau Escobar. Tapumes foram colocados e o antigo prédio já foi, praticamente, todo demolido. Só restou uma torre. Pelas novas imagens feitas para a coluna, é possível ver que os trabalhadores estão atuando na parte do piso do empreendimento.
No local, será construído um atacarejo da bandeira Cestto, confirma o grupo. Será a primeira operação dessa modalidade em Porto Alegre. Aliás, a estreia da nova marca será com uma loja de Gravataí, que tem previsão de inauguração para breve.
Voltando ao supermercado da zona sul de Porto Alegre, a rede informa que o empreendimento terá outros negócios anexados e um estacionamento com vagas cobertas no nível inferior. As obras foram iniciadas em outubro do ano passado. Por ser em uma região de grande circulação, é um dos projetos do Zaffari que mais despertam curiosidade dos leitores. Pela primeira vez, a empresa deu uma previsão para inauguração: segundo semestre de 2024.
" O empreendimento, que possui previsão de abertura para o segundo semestre de 2024, será composto por uma unidade da marca Cestto, lojas satélites e estacionamento, que será praticamente todo com vagas cobertas no nível inferior. Estão previstos espaços para a chegada dos serviços de transporte por aplicativos e táxis no interior do empreendimento, bem como o atendimento às novas legislações para a plena acessibilidade. O entorno do projeto ainda recebeu como qualificação a nova rede para as águas pluviais, que já foi inteiramente executada", disse a empresa em nota.
O imóvel foi arrematado em leilão pela "empresa do esquilo" no final de 2017 por quase R$ 26 milhões. Em outubro de 2021, foi emitida a licença para construção do novo supermercado. Conforme o documento, a nova operação receberá um investimento de cerca de R$ 19,93 milhões, e vai gerar 400 empregos, sendo 200 deles diretos e outros 200 indiretos.
À época da liberação das licenças, o Zaffari falou que o atual projeto prevê uma modernização completa para o espaço, com um novo pavimento de estacionamento coberto com capacidade para 295 vagas. Haverá também esteiras rolantes, elevadores e rampas. Ao todo, incluído o pavimento do estacionamento e as novas instalações, a edificação terá 21 mil metros quadrados.
O imóvel era parte da massa falida do antigo Dosul. Chamado de Nacional da Wenceslau, foi um dos mercados fechados pelo Walmart no Rio Grande do Sul dentro do processo de enxugamento da empresa, antes mesmo de a norte-americana ter vendido a operação brasileira para o fundo internacional Advent, que a transformou em Grupo Big e que, agora, foi vendido para o Carrefour.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna