Conhecida marca de doces da região metropolitana de Porto Alegre, a Bruna Trufas decidiu fechar as lojas físicas e apostar em um modelo que está chamando de "operação enxuta", com redução de custos e foco no delivery. A empresária Bruna Tossi Longarai fez o anúncio em seu perfil nas redes sociais e conta que um dos motivos é cuidar mais de sua saúde.
— Eu sofro de Doença de Crohn há pelo menos 10 anos. Tive o diagnóstico em 2018, mas foi se agravando nos últimos dois anos. Além disso, tive burnout (conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional), que foi bem pesado. Esses acontecimentos sinalizaram que eu tinha que olhar mais para mim — comenta.
O planejamento para enxugar a operação enxuta começou em julho do ano passado. Além de cuidar da Bruna Trufas, a empresária também vende cursos na internet explicando, justamente, como ter operações menores, com menos custos, mas mantendo um bom faturamento.
— Eu ensinava isso para minhas alunas, e pensei que deveria aplicar no meu negócio também. Confeitaria enxuta é baseada em um modelo que não precisa ser pequeno, mas que a gente pode reduzir custos. Quanto maior o meu negócio ficava, eu via mais custos que não queria para a empresa. Várias lojas demandam diversas manutenções, aluguéis, internet.. Por que não enxugar para o negócio ser mais lucrativo de fato?
No movimento, as três operações físicas da empresa — duas em Porto Alegre e uma em Canoas — deixaram de funcionar. Alguns funcionários foram demitidos e parte foi absorvida para a operação de delivery, que funciona em Canoas. O cardápio também passou por uma reestruturação, focando nos itens mais vendidos, como trufa de morango e de brigadeiro e as tortas de pote.
De acordo com Bruna, a ideia é que, no futuro, volte ao mercado de Porto Alegre, mas também com a operação enxuta. Além disso, a empresária continuará com seus cursos na internet.
— O Brasil tem cultura de negócio físico. Quanto mais lojas físicas, mais bem sucedido tu és. Eu me preparei para me desfazer dos meus egos e focar no que realmente importa para minha empresa. Eu estava preocupada com o que os outros iam pensar, mas o que realmente importava era minha saúde, era o negócio que, de fato, eu queria para mim.
História da Bruna Trufas
A história da Bruna Trufas começou com a empresária vendendo trufas no curso pré-vestibular em 2009. No ano seguinte, Bruna ingressou na faculdade de direito na PUC-RS, e, no sétimo semestre, decidiu que queria empreender, exclusivamente, com as trufas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna