O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Carnaval está recém começando, mas para um segmento da indústria gaúcha, os olhos já estão focados, mesmo, é na Páscoa. Presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), Augusto Luz, que também é CEO da Lugano, destaca que, neste ano, projeção de crescimento de vendas é de 10% a 15% em relação ao ano anterior, e traz uma curiosidade: os tradicionais ovos de chocolate estão perdendo força na produção.
— Vimos que está diminuindo bastante a produção de produtos tão tradicionais, como os ovos. Vemos que as linhas de produtos de Páscoa estão migrando muito mais para outras formas e figuras, ou então, produtos recheados. São mais "modernizados", e não tem mais tanto peso nos ovos — comentou Luz em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
De acordo com ele, a grande maioria dos associados estão focados em Gramado e na região. Alguns até vendem para o varejo de autosserviço, supermercados, conveniências, mas é pouco. E um dos desafios é conseguir consolidar as vendas, mesmo com um persíodo (bem) mais curto do que o Natal.
— No Natal Luz, aqui em Gramado, temos um período de 75 dias de movimento constante na cidade. A Páscoa representa em torno de duas a três semanas, com o foco principal nos finais de semana. Mas, sem dúvida alguma, o feriado de Páscoa, da sexta-seira até o domingo, é o maior pico de movimento em dias avulsos do ano em Gramado. O feriadão de Páscoa representa demais. Quase que não se consegue se locomover com carro aqui na cidade.
Perguntado sobre a possibilidade da redução de público, algo que chegou a conter no Natal, principalmente nos shows, Luz é otimista.
— O nosso grande público do Natal é do Sudeste e Nordeste. O grande público de Páscoa é principalmente da região Sul, que é a família que vem de carro, fica três ou quatro dias. Estamos com uma expectativa muito boa. O pessoal da hotelaria também. Conversamos com as agências de turismo também, e as reservas estão bem avançadas — finaliza.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna