As vendas de pequenos e médios negócios gaúchos pela internet cresceram 11% em 2022 na relação com o ano anterior. Foram R$ 100,5 milhões movimentados, contra R$ 90,8 milhões de 2021. Houve ganho real, mas o aumento ficou próximo relativamente próximo da inflação para o período, que foi de 5,79%, de acordo com o IBGE. Também ficou abaixo do índice nacional, de 19% de crescimento. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma de e-commerce com atuação na América Latina.
Foram 1,6 milhão de produtos comercializados pela internet no ano. Também aqui há um crescimento, de 7%, em relação a 2021. E o gasto médio em cada compra foi de R$ 287,12, outro aumento, de 12%. No ranking nacional, o estado gaúcho ficou na oitava posição. Liderando, disparado, está São Paulo, com R$ 1,3 bilhão movimentados. Depois vem Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O indicativo é de que o e-commerce está se estabilizando, depois de um boom durante a pandemia. Para se ter uma ideia, entre os três primeiros meses de 2021 e o mesmo período de 2020 (ou seja, antes da pandemia), o crescimento triplicou no Estado.
A Nuvemshop também calculou quais são os segmentos que tiveram maior faturamento no e-commerce no ano aqui no Estado. Destaque para moda, que costuma, mesmo, liderar o ranking. Aqui, foi o triplo do segundo lugar, que fica com Casa e Jardim. Veja abaixo:
Segmentos com maior vendas online em 2022:
- Moda: R$ 34,2 milhões
- Casa e Jardim: R$ 9,8 milhões
- Saúde e Beleza: R$ 5,8 milhões
- Acessórios: R$ 5,1 milhões
- Esporte: R$ 2,9 milhões
O recorte estadual, enviado à coluna, faz parte de um levantamento nacional disponibilizado pela Nuvemshop com mais de 100 mil lojistas. O desempenho de 2022 chama atenção, também, porque é o primeiro ano após as restrições mais severas pela pandemia.