Indústria de Novo Hamburgo que fabrica máquinas e equipamentos, a Cmak abriu uma operação em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. A unidade fica no ponto da antiga metalúrgica Biehl, que, de acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Valmir Lodi, vinha encerrando as atividades nos últimos anos.
Na nova unidade, de cerca de 10 mil metros quadrados, a Cmak produzirá maquinários agrícolas. Ela será chamada, inclusive, de Cmak Agro, um novo braço da empresa. Em Novo Hamburgo, o foco da indústria é em maquinários para processamento de borracha.
— Assumimos todo o espaço. A ideia é oferecer equipamentos especializados para o agronegócio. Estamos com um projeto, por exemplo, de fazer uma plantadeira automatizada para eucalipto. É uma empresa extremamente tecnológica — comenta o gerente de operações da Cmak Agro, Samuel Carrad.
Inicialmente, 120 empregos diretos foram gerados na operação. A ideia, de acordo com Carrad, é que o número de trabalhadores na unidade chegue a 250 até meados de abril. O terreno e o prédio foram arrendados. Além disso, a Cmak investiu cerca de R$ 4 milhões em melhorias na infraestrutura.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna