A Unimed Litoral Sul, que contempla as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar, está investindo R$ 30 milhões para construir e comprar as máquinas para um complexo de saúde no sul do Rio Grande do Sul. O empreendimento terá cinco andares e contará com um centro de diagnóstico por imagem e um outro de especialidades médicas. A área construída chegará a 3,2 mil metros quadrados. O terreno já é da empresa, que opera em um prédio ao lado, com um centro administrativo e um pronto atendimento.
— Uma das ênfases do novo complexo será a saúde da mulher. Temos 58 mil clientes, e a maioria é formada por mulheres — conta Jesus Oliveira, executivo da Unimed Litoral Sul responsável pela implantação do projeto, que ficará em Rio Grande.
Pelo que a coluna viu nos arquivos do projeto, o centro de diagnóstico por imagem contemplará exames como mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea (que calcula a densidade do osso). Também terá um centro exclusivo de endoscopia, no terceiro andar. Já o quarto pavimento será para a central de especialidades, com 10 consultórios.
A previsão é de que as obras levem um ano para ficarem prontas, com geração de 90 empregos. Quem está construindo é a Lamb Construções e Engenharia. Para a operação, serão outros 80 postos de trabalho.
Planos também para hospital
O complexo da Unimed em Rio Grande também contará, no futuro, com um hospital. Esta segunda fase do projeto ficará para o final da década, entre 2028 e 2030, prevê o executivo Jesus Oliveira.
— Entendemos que os dois projetos, juntos, terão um investimento que passa dos R$ 100 milhões. O hospital será no mesmo pátio, em um novo prédio que será interligado ao complexo de saúde por uma passarela - finaliza.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna