Porto Alegre ficou em primeiro lugar no Índice de Concorrência dos Municípios 2022, um levantamento feito pelo Ministério da Economia para avaliar os ambientes de negócios das cidades. Para a pesquisa, foram levadas em consideração nove categorias, como o ambiente regulatório municipal, a infraestrutura da cidade, a aplicação dos princípios de liberdade econômica, a segurança jurídica e a tributação.
No somatório das categorias, Porto Alegre ficou com a maior pontuação, com 654,2 pontos. Subiu 15 posições em relação a 2021. Os melhores quesitos da Capital foram infraestrutura, seguido "por empreendendo no município" (que avalia o ambiente regulatório municipal no tocante à abertura de empreendimentos) e segurança jurídica. Já o quesito com pontuação mais baixa na cidade foi o que avalia a adesão e a implementação aos princípios trazidos pela Lei de Liberdade Econômica.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Vicente Perrone, de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e da Fazenda, Rodrigo Fantinel, participaram da busca pelo indicador, comemoram o resultado e destacam que estão trabalhando para modernizar a legislação e empregar tecnologias para melhorar o ambiente de negócios.
Veja o ranking com as 10 primeiras cidades:
- Porto Alegre (RS)
- Belo Horizonte (MG)
- Ponta Grossa (PR)
- Recife (PE)
- Brasília (DF)
- Florianópolis (SC)
- São José dos Pinhais (PR)
- Curitiba (PR)
- Sorocaba (SP)
- Fortaleza (CE)
Nesta edição, participaram 119 municípios, formados por Capitais, cidades com mais de 250 mil habitantes até abril e as que se voluntariaram. Sete cidades gaúchas participaram. Depois de Porto Alegre, a segunda que apareceu na lista foi Santa Maria, na 11ª posição, seguida de Gravataí, em 32º lugar. Veja:
- 1) Porto Alegre
- 11) Santa Maria
- 32) Gravataí
- 39) Caxias do Sul
- 56) Viamão
- 77) Canoas
- 112) Pelotas
Em Santa Maria, a maior pontuação foi no quesito de carga tributária. Em Gravataí, em Viamão e em Canoas, destaque para "concorrência em serviços públicos", que avalia a qualidade do ambiente concorrencial nos serviços públicos, como limpeza urbana, iluminação pública e educação. Já a maior pontuação de Caxias do Sul e de Pelotas foi em qualidade da regulação urbanística.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna