Tanto a prefeitura quanto a Secretaria Estadual da Segurança estão projetando o fim de um problema antigo do centro de Porto Alegre: os ambulantes. Primeiro, o prefeito Sebastião Melo garantiu que, quando terminarem as obras na região, não haverá mais comércio informal.
— Quando o Quadrilátero Central estiver pronto, não vai ter mais ambulante no Centro. Esse é o nosso compromisso, eu tenho dito a eles (ambulantes). Nós estamos em obras e vamos tocar nesse diapasão (nessa linha de pensamento).
Além da administração municipal, o combate ao comércio informal envolve o governo do Estado, com participação da Brigada Militar nas ações. Questionado se concorda com a previsão de Melo, o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Vanius Cesar Santarosa, disse acreditar que sim, considerando as operações que já estão sendo realizadas.
— Nós participamos da ação de retirar todos os ambulantes do Centro porque quando você tem a calçada com pessoas fazendo comércio, pelo olhar da segurança pública, dificulta a visualização de pessoas que estejam no ambiente para fazer algum tipo de roubo ou furto. Não é só retirar aquelas pessoas, tem um trabalho social que a prefeitura está fazendo para realocar os ambulantes.
Ouça a íntegra das entrevistas ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.