O Rio Grande do Sul está entre os cinco Estados que estão com a produção industrial superior ao pré-pandemia. A pesquisa do IBGE considera 15 locais e o último dado divulgado se refere a setembro de 2022. As fábricas gaúchas estão em um patamar 2,9% acima a fevereiro de 2020, terceiro melhor resultado do país.
O melhor desempenho é do Mato Grosso, com uma produção 16,5% maior. A indútria de alimentos tem sido destaque no Estado, principalmente os abates para a produção de carnes congeladas, frescas ou refrigeradas. Já a Bahia tem o pior, com queda de 25,7%, influenciada, principalmente, pelo fechamento da fábrica da Ford, em Camaçari, em janeiro de 2021.
O resultado gaúcho não quer dizer que está tudo bem. O setor industrial aqui também tem perdido ritmo. Em setembro, a produção recuou 0,2% sobre agosto, quando ja teve variação nula. Escassez de insumos e alta de custos seguem entre as reclamações do setor, que também sentiu retração de consumo por inflação e alta de juro. Um dos exemplos desta situação é o segmento de móveis, que cresceu muito no auge da pandemia e, agora, tem registrado um dos piores desempenhos do setor industrial.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.