Está chegando a época tradicional de pagamento do 13º salário, o que também inclui aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, em 2022, o valor foi novamente antecipado para o primeiro semestre, assim como o governo federal tem feito desde 2020 como medida de estímulo econômico.
Por isso, somente receberá a gratificação natalina quem passou a ter direito ao benefício do INSS após o adiantamento, que começou em abril. Os valores, portanto, serão proporcionais, conforme a quantidade de meses em que o segurado recebeu aposentadoria, a pensão ou o auxílio.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS. O depósito começa no dia 24 de novembro e termina em 7 de dezembro. Começa para quem tem direito a um salário mínimo, que está em R$ 1.212.
A partir de 2023, esses beneficiários passam a receber o 13º com os demais. Quem tem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia não têm direito a 13º salário.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.