O Grupo Plan, de Novo Hamburgo, se juntou à Velip, de São Paulo, para criar o "meta-humano". Nos quadrinhos, são personagens com superpoderes. Mas para as empresas de tecnologia, trata-se de um avatar animado que pode substituir os chatbots, usados, muitas vezes, para autoatendimento pelos consumidores em canais de empresas (e nem sempre muito apreciados pelos mesmos).
Sócio do grupo gaúcho, Alexandre Akira diz que o robô virtual pode mudar de rosto de acordo com a vontade do cliente. A voz também é personalizável. O serviço custa R$ 100 mil para empresas, valor que é aplicado na modelagem do avatar 3D e no desenvolvimento de um banco de dados, além da dublagem. Uma demonstração pode ser assistida clicando neste link.
O robô usará inteligência artificial para aprender com as perguntas de usuários (a conversa pode ser feita por vídeo ou apenas por áudio). Caso a questão ainda não esteja no banco de dados do meta-humano, haverá uma equipe de pessoas prontas para um atendimento personalizado. Depois, as informações são inseridas na memória do robô. Isso já é usado há algum tempo nessas tecnologias, mas o curioso é que este avatar identifica a emoção dos usuários, que é analisada por uma tecnologia chamada deep learning (aprendizado profundo). É identificado, por exemplo, se a fala é positiva, negativa ou neutra, além de serem feitas interpretações do rosto, como perceber um sorriso ou uma cara de preocupação. Isso direciona o restante do atendimento.
Nenhuma empresa ainda comprou o serviço. O Grupo Plan disse que negocia com algumas, mas não quis dizer quais.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.