O Dia das Crianças foi ontem, mas nunca é demais falarmos sobre educação financeira para crianças. O podcast Nossa Economia, de GZH, trará hoje uma entrevista com a planejadora e consultora financeira Carol Stange. Confira alguns trechos abaixo e a íntegra no final da coluna.
Como ensinar a criança a poupar?
Defendo a mesada educativa. É um dinheiro dado, não trocado. Com ele, a criança aprende a manusear, vê as moedinhas crescendo no cofrinho. É importante que uma parte da mesada seja para guardar, poupar. Desde cedo, ela aprende o que chamamos de "se pagar primeiro", como se fosse um boleto. Isso fica enraizado. Quando ela for maior e ganhar o primeiro salário, já vai automaticamente "se pagar", ou seja, guardar parte.
Como diferenciar preço de valor?
Mostrar que consigo comprar a comida, mas o que é a sensação da fome saciada com aquela feijoada que eu estava com vontade. Consigo comprar um cachorrinho, mas não o carinho dele por mim. Posso comprar o presente, mas não o amor. E outro ponto: pais que trabalham e viajam muito, mas prometem presentes. Isso fará com que o filho sempre espere isso e, quando adulto, ache que o sofrimento será suprido por presente. Prometam tempo na volta. Digam que gostam de viajar a trabalho, amam o que fazem, mas ficarão com saudades e passarão uma tarde inteira juntos na volta. É fato que presentear é uma das linguagens do amor, mas não precisa ser a única. Muitos pais reclamam que o filho os vê como meros caixas eletrônicos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.