Dos 7,76 mil temporários que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta para o final do ano no Rio Grande do Sul, 3,36 mil vagas serão no segmento de hiper e supermercados, que são os maiores empregadores do varejo. Como o setor está em expansão acelerada desde o segundo semestre de 2020, a perspectiva do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, é de que praticamente todos os contratados sejam efetivados, tornando-se funcionários permanentes nas empresas. Em tempos normais, seria a metade.
Para explicar a expansão, Longo cita a oferta de crédito ao setor, que disparou nos últimos anos. Trata-se de dinheiro emprestado para as redes abrirem supermercados e, principalmente, atacarejos, unidades grandes com operação enxuta e que usam o preço mais baixo como atrativo. A média de inaugurações está, inclusive, acima da brasileira, afirma a entidade.
- A concorrência com os grandes grupos internacionais fez com que as empresas locais, por serem mais ágeis, por proporcionarem a valorização da marca regional, por estarem mais inseridos na sua comunidade, fossem eleitas pelo consumidor.
Mas será que tem consumidor para tanto supermercado e atacarejo? A coluna fez essa pergunta ao executivo durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
- Mas a demanda não está acompanhando toda essa oferta que o setor está proporcionando. Com certeza, as empresas terão que ser mais eficientes. O crescimento do número de lojas foi muito maior do que o da renda e da população. Isso vai exigir, sim. É um aviso de que a concorrência está maior, mais oportunidades e ofertas para o consumidor, que leva vantagem neste momento. Já está aprovado que ele não é mais fiel a um estabelecimento.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.