Toma forma a operação do polo de inovação Onovolab em Porto Alegre. O projeto está sendo construído no prédio do DNA do Aço, uma conhecida estrutura de nove andares na Avenida Severo Dullius. Parte das estruturas está instalada e a expectativa dos responsáveis pelo negócio é começar a operar em outubro. A previsão inicial era para junho, mas houve um adiamento.
O prédio é da família de Zeca Martins, que atua em segmentos de aço e plástico. Ele será o parceiro local do Onovolab, que tem Anderson Criativo como CEO e co-fundador. O projeto nasceu em São Carlos (SP) em 2018, e funciona para abrigar operações de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, que habitam o ecossistema de inovação com startups, por exemplo.
Em São Paulo, a estrutura conta com operações de companhias como Magazine Luiza e Votorantim. Aqui na Capital, duas já estão confirmadas. É o caso do hygia saúde, antigo hygia bank, que mescla serviços financeiros e de saúde e que recebeu, recentemente, 3 milhões de euros (cerca de R$ 15,5 milhões) em investimento; e do SebraeX — ramo de inovação do Sebrae, que atuará como parceiro estratégico do local. Além disso, Martins disse à coluna que outras conversas estão sendo feitas para atrair novas empresas.
Mas o que o diferencia de um coworking, que apenas reúne profissionais para trabalharem? A coluna fez esta pergunta ao CEO do Onovolab, Anderson Criativo, em uma entrevista recente. Ele citou diversas atividades que são realizadas em São Carlos, como exposições de arte, visita de orquestra, de escolas públicas.
- Todos os dias são intensos. Temos um receptivo amistoso. Em dois anos, foram 400 eventos. Temos uma forte conexão com universidades e grandes empresas. Não é um lugar para o qual você vem para trabalhar só. São grandes companhias, presidentes de bancos, com pequenas empresas orbitando.
Assista à entrevista completa dos empresários ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, em abril:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.