O setor de serviços avançou 1% em julho sobre junho no Rio Grande do Sul, o que foi um crescimento levemente menor do que na média nacional (+1,1%). Foi a terceira alta consecutiva.
Os serviços seguem no movimento de recuperação após a reabertura da economia, garantindo elevação daqueles que são prestados às famílias, onde entram hotéis e restaurantes. Porém, os destaques da alta recente são transportes de cargas e tecnologia da informação, essa última, aliás, cresceu tanto na pandemia que se destaca como influência até do PIB geral.
- Foram impulsionados na pandemia, quando as empresas tiveram que contratar serviços para suporte para o home office e a oferta de serviços online. Dentro desse setor, em julho, a consultoria em tecnologia da informação e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação pela internet se destacaram - explica Luiz Almeida, analista do IBGE.
Frente a julho de 2021, o volume de serviços no Rio Grande do Sul cresceu 8,1%. O acumulado dos últimos 12 meses ficou com crescimento de 14,9%.
Já as atividades turísticas caíram 1,1% no Rio Grande do Sul. A queda ocorre após quatro elevações. A média nacional teve crescimento (1,5%). Na comparação entre julho de 2022 e julho de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Rio Grande do Sul apresentou expansão de 26,5%. No indicador acumulado no ano, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 41,9% frente a igual período do ano passado. Importante lembrar que a base de comparação é baixa, já que o turismo foi um dos segmentos mais impactados pelo fechamentos da pandemia.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.