Correção: diferentemente do que a coluna noticiou até as 16h44min do dia 5 de setembro, a empresa foi criada no final de outubro de 2021. A data de abril de 2022, previamente publicada, foi quando ela começou a operar. Entre esse tempo, ela estava atuando no desenvolvimento do plano de negócio, fazendo contratações e estruturando o lançamento.
Operadora de internet criada em São Paulo em outubro do ano passado, a Obvious passará a oferecer serviços em sete novas cidades do Rio Grande do Sul: Alegrete, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Marau e São Lourenço do Sul. Atualmente, a marca já está em 11 municípios gaúchos, como Alvorada, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.
Uma curiosidade da empresa é que ela não usa estrutura física, como lojas, para avançar pelas cidades. Toda a contratação e o atendimento ao cliente são feitos digitalmente. Já as partes de rede e de infraestrutura, como os cabos, são contratadas com a V.tal, que oferece o que o setor chama de "rede neutra", ou seja, disponibilidade para vários provedores utilizarem a mesma estrutura.
A Obvious foi fundada pelo empresário Gonzalo Fernández Castro, que atua como o CEO da empresa, mas conta também com aportes de investidores do Vale do Silício, nos Estados Unidos, da Europa e daqui do Brasil. De acordo com a empresa, a escolha pelas novas cidades leva em consideração a carência de serviços semelhantes disponíveis para a população e o perfil de qualidade dos serviços da região.
— O setor de telecomunicações, junto com o setor de serviços financeiros, são os que têm a maior quantidade de usuários insatisfeitos. Por isso, queremos ser a empresa que entrega o óbvio que ninguém oferece até este momento: internet veloz, acessível e de alta qualidade, com um preço transparente e justo, além de um serviço impecável ao cliente. Fazer o que tem que ser feito já é algo disruptivo no setor — Castro, explicando o nome da empresa.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.