Empresa de teste, inspeção e certificação de insumos fundada em 1974 na Suíça, a Cotecna está avançando no Rio Grande do Sul. Além de um escritório que já tem em Rio Grande, no sul do Estado, a marca europeia comprou, em agosto, o Agronômica, laboratório de Porto Alegre que trabalha fazendo análises de produtos agrícolas, como frutas e sementes. De acordo com Fabiano Zouvi, sócio da BSPZ.law, escritório que assessorou a venda, a estrangeira já queria comprar o negócio há algum tempo.
— A Cotecna está presente em mais de 50 países. Ela já tinha uma atuação no Brasil, e já vinha, há algum tempo, tentando fazer a aquisição da Agronômica. Chegou o momento em que um dos sócios começou a pensar em vender, nos contatou e começamos a evoluir com a negociação.
O valor da aquisição não foi informado. Os cerca de 50 funcionários — entre eles, 45 técnicos — que trabalhavam na Agronômica seguirão, agora, como funcionários da Cotecna. Uma das sócias também continua como diretora da unidade.
A expectativa é que, com a chegada da empresa suíça, novos serviços sejam oferecidos no laboratório de Porto Alegre, mas o plano de investimento ainda não foi divulgado.
— Esta aquisição representa um passo importante para aumentar nosso portfólio de serviços em testes de agrociências no Brasil, e alavancar essa experiência em nossa rede global de laboratórios — finaliza o CEO da Cotecna, Sebastien Dannaud.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.