A venda de carros elétricos saltou 744% no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Sim, o percentual é enorme, mas porque a base de comparação é baixa. Foram 135 veículos totalmente elétricos comercializados no Estado de janeiro a junho. No primeiro semestre de 2021, tinham sido apenas 16 unidades, segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS)
O número de carros híbridos é bem maior. No acumulado de 2022, foram 843 veículos. Neste caso, porém, houve uma queda de 31%. O número também é muito pequeno. Para se ter uma ideia, os carros eletrificados, que somam elétricos e híbridos, representaram apenas 2,5% do total de carros emplacados no Estado, que somou 39.722 unidades. É preciso avançar na tecnologia para permitir baterias de maior duração e preços mais acessíveis, além de uma infraestrutura de recarga.
Curiosidades sobre carros elétricos, explicadas pelo engenheiro e especialista do centro de pesquisa, tecnologia e inovação Lactec, Carlos Gabriel Bianchin:
1 - Veículos elétricos exigem menos manutenção?
Segundo as montadoras, um carro elétrico tem 20% das peças de um veículo a combustão, o que significa que sim, o seu custo de manutenção é significativamente menor. Ela consiste, basicamente, em processos de calibração e inspeção dos sistemas elétricos, que não conta com elementos como filtro de óleo, velas de ignição e óleo no motor.
2 - Quanto tempo demora para recarregar a bateria?
O sistema das baterias é diferente entre os fabricantes. Por isso, é difícil dizer um tempo para recarga, o que depende da capacidade, do estado atual, e da potência do eletroposto e do carregador. Modelos recentes foram desenvolvidos para recarregar 80% da capacidade total em cinco minutos, enquanto outros podem levar até 10 horas.
3 - A bateria pode ser reutilizada?
Em tese, sim. Poderia ser usada para a demanda energética de uma casa, mas ainda não há uma forma simplificada de utilização que possa ser aplicada pelos consumidores. O Lactec, por exemplo, tem projetos que buscam desenvolver essa possibilidade.
4 - É possível fazer um carro elétrico autônomo, que tenha placas solares para recarregá-lo?
Teria que ser uma placa muito grande. Mas os painéis podem ser usados para alimentar algum acessório, alarme, iluminação ou mesmo uma bateria reserva.
5 - Se o Brasil inteiro passasse a usar veículos elétricos, faltaria energia?
Se o país trocasse toda a sua frota para elétrica, o consumo aumentaria em 6%, segundo estudos. Considerando que, a cada ano, a demanda de energia no Brasil aumenta em cerca de 5%, não seria algo muito severo. Como o salto seria pequeno, estima-se que não haveria pressão sobre os preços da energia.
6 - O veículo pode ser recarregado na chuva?
Sim. Os eletropostos permitem uso na chuva e que fiquem expostos ao tempo. Na Europa, por exemplo, é muito comum estarem nos acostamentos, sem nenhum tipo de cobertura. A eletricidade só flui quando o conector está perfeitamente encaixado e o veículo autoriza a recarga. Não há perigo de levar choque.
Coluna: Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.