A cidade de Gravataí ganhará um ponto público para recarga de carros elétricos. A prefeitura vai inaugurar o espaço nesta quarta-feira (22). A iniciativa tem a parceria com a empresa Zona Azul Brasil. A energia é puxada do sistema elétrico nacional, não é geração própria.
A estrutura funcionará 24 horas por dia e permitirá uma utilização diária por veículo. A tecnologia usada para o abastecimento é da e-Volvo. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia. O tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas.
— O mundo inteiro fala em eletrificação. As maiores fabricantes mundiais anunciaram suas metas para o fim da combustão. Com esse projeto piloto, buscamos participar dessa transformação mundial — afirma o prefeito Luiz Zaffalon.
A partir do lançamento da estação, uma equipe irá monitorar a demanda e avaliar futuras ampliações na cidade. A prefeitura prevê que pelo menos 50 usuários usem o sistema mensalmente.
O ponto foi instalado na Praça da Bíblia, em frente à sede da prefeitura, no Centro. Um carro do modelo Bolt será o primeiro a ser carregado no local, em cerimônia que ocorrerá às 10h45min.
Interessante a iniciativa ocorrer no berço da General Motors (GM) no Rio Grande do Sul. É na cidade que a montadora tem o seu complexo automotivo. Pelo planejamento da companhia, a produção de veículos a combustão será encerrada até 2030, dando lugar, principalmente, aos elétricos.
Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.