Fabricante mundial de armas, com sede no Rio Grande do Sul, a Taurus deixou seu prédio na Avenida do Forte, na zona norte de Porto Alegre, em 2015. O terreno de 24 mil metros quadrados onde ficava sua antiga fábrica gera frequentes questionamentos dos leitores, que relatam o aspecto de abandono. À coluna, a empresa diz que o imóvel será vendido. Não foi dada estimativa de valor.
"A Taurus esclarece que o imóvel está desocupado em razão da transferência da fábrica para outro local, mas que não está abandonado, pois exerce efetivamente a sua posse, mantém seguranças no local e está realizando o gerenciamento e levantamento do terreno. A empresa está avaliando a destinação a ser dada e vai decidir a respeito no devido momento. A intenção é realizar a venda do terreno no futuro", disse a empresa em nota.
Apesar da transferência, a empresa continua no Rio Grande do Sul. Com a transferência da operação e de sua sede para São Leopoldo, no Vale do Sinos, a Taurus unificou suas três unidades em um único complexo industrial. Para isso, migrou para as instalações da Polimetal (produção de componentes), as atividades de sua fábrica em Porto Alegre, e da filial instalada nas antigas instalações da Rossi, também no Vale do Sinos.
Hoje, a unidade em São Leopoldo concentra 100% das atividades e do portfólio da Taurus, de revólveres e pistolas a armas longas, incluindo o processamento de matéria prima e a finalização do produto acabado. Recentemente, a empresa ampliou a unidade, reunindo fornecedores no local. Relembre: Taurus construirá complexo industrial no RS com R$ 110 milhões e 750 novos empregos
Com 82 anos, a Taurus possui também uma unidade produtiva em Bainbridge, na Geórgia (EUA). Fabrica e vende revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas, atendendo os mercados civil, militar e policial no Brasil e em mais de cem países. Atualmente, emprega 3,5 mil funcionários.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.