Empresa criada em Porto Alegre há quase 10 anos, a Lends Club surgiu com uma proposta inusitada: ser um clube para associados irem se divertir com jogos de tabuleiro. Com a pandemia e a necessidade de manter o isolamento, a marca se transformou e passou a investir na locação desses jogos. Atualmente, são 288 opções no catálogo.
Na prática, o cliente escolhe uma lista a partir dos jogos disponíveis. Depois, combina, por WhatsApp mesmo, como quer receber ou retirar os produtos. Quando terminado o tempo, envia o jogo de volta. A lista dos mais alugados, diz Vanessa Piasa, que toca o projeto, conta com o Dixit, de tabuleiro e cartas, o Catan, de cartas, e o Wingspan, de tabuleiro. Há, também, os clássicos, como o Uno e War.
E o que acontece se a pessoa ficar indecisa? Existem indicações feitas pela própria equipe do Lends Club. A empresa faz uma consultoria a partir da experiência passada do cliente com os jogos e quantas pessoas jogarão.
O preço varia de R$ 25 a R$ 45 por semana. Segundo Vanessa, o aluguel equivale a 10% do valor de um jogo novo. Caso queiram, os clientes também podem ir até a unidade, que fica no centro cultural Vila Flores, e usar o espaço para jogar — assim como era a proposta inicial.
Mudando o foco
Inspirado em negócios parecidos na Europa, William Hossein teve a ideia em 2013. Em 2018, o projeto se transformou em franquia, chegando a estar em cinco Estados brasileiros. No entanto, impactada pela pandemia, apenas a loja gaúcha da Lends Club se manteve aberta, agora sob o comando de Vanessa. Ela conta, ainda, que antes da pandemia, trabalhava muito com escolas, que tiveram que romper o contrato quando os alunos foram para o ensino remoto. A expectativa é de que o contrato seja retomado, mas, enquanto isso, o foco segue sendo nos clientes individuais, e também na locação.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.