Uma indústria e uma rede de varejo bem tradicionais estão com projetos no Rio Grande do Sul para qualificar trabalhadores. A Fundação Casas Bahia, responsável pelas ações sociais da Via (dona da marca), está com cem vagas abertas para capacitar empreendedoras na região metropolitana de Porto Alegre. Faz parte de uma parceira com o Instituto Dona de Si, liderado pela atriz e escritora Suzana Pires.
A capital gaúcha está recebendo o curso pela primeira vez. O programa apoia mulheres no desenvolvimento pessoal e do seu próprio negócio, ou seja, é voltado para microempreendedoras informais ou que tenham a vontade de abrir seu próprio negócio. Segundo a instituição, as 75 que concluíram o curso no ano passado aumentaram o lucro em 15%. As inscrições podem ser feiras pelo site entre os dias 12 e 22 de julho. Totalmente online, o curso será realizado entre agosto e dezembro deste ano.
Já a siderúrgica Gerdau, em parceria com o Instituto Ser+, está com 40 vagas abertas para capacitar jovens gaúchos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. O Projeto Start Gerdau é gratuito e tem 300 horas de aulas, focadas em habilidades interpessoais, raciocínio lógico, áreas administrativas e programação básica. As inscrições estão abertas até segunda-feira (11).
Os estudantes terão direito a kit pedagógico, plano odontológico e bolsas de estudos de 50% na Universidade São Judas Tadeu, após a conclusão do curso, que é totalmente online.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.