Com as licenças emitidas agora pela prefeitura, avança em Cachoeirinha o projeto de um novo centro comercial feito com contêineres descartados pela indústria naval. O Taiyó Ecomall será um complexo de 1,2 mil metros quadrados no bairro Central Parque. O investimento é de R$ 600 mil.
— Já chegaram os 10 contêineres que ficarão no primeiro andar do projeto. Vamos fazer toda a base, emendar, fazer soldagem e impermeabilizar. Depois, vamos trazer os outros contêineres para o segundo andar — conta o empreendedor Anderson de Paulo.
A previsão é que todo o projeto, com 16 contêineres, esteja pronto em três meses. Haverá lojas de 30 a 60 metros quadrados. Para o local, Anderson de Paulo, que já trabalha há anos com consultoria energética com foco no meio ambiente, está apostando na sustentabilidade. O concreto usado para pavimentar o terreno será especial para não impermeabilizar o solo, a energia será de fonte solar e haverá estacionamento com ponto de recarga de carro elétrico.
Além do meio ambiente, foco também em aspectos sociais. O objetivo do mall é que reúna os moradores da região. Além das lojas em si, haverá palestras e encontros para estimular o senso de comunidade.
— É para ser um empreendimento que converse com a comunidade, com o meio, que seja alegre. As pessoas, às vezes, têm interesse de abrir algo com uma pegada mais sustentável, mas falta local. Nós queremos ser esse local, onde conseguimos convergir pessoas com produtos naturais, orgânicos, com foco social, ambiental e de governança — contou o empresário ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) em maio.
Até agora, oito lojas já estão reservadas para estarem dentro do centro comercial. São operações de gastronomia, bijuterias, energia solar, imobiliária, moda feminina e barbearia. Lucas Bassani, sócio do Chico Barbearia, escolheu o local para abrir a sétima unidade da empresa.
— Um cliente nosso era amigo do Anderson, e falou sobre o projeto. Nos chamou atenção pela pegada sustentável e também pelo apoio a projetos sociais. Resolvemos embarcar e assinamos o contrato. Assim que estiver liberado, já pegaremos o ponto para instalar a loja — comenta.
O local terá espaço para seis barbeiros trabalharem e contará também com uma mesa de bilhar e aparelho de vídeo-game. A Chico Barbearia surgiu em 1987 e hoje conta com lojas em Gravataí, Cachoeirinha e no Rio de Janeiro.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.