O Rio Grande do Sul seguiu criando vagas com carteira assinada em maio, mas reduziu o ritmo em relação aos meses anteriores. Foram 4.275 contratações a mais do que demissões. É menos da metade do que em abril, quando 8.969 empregos formais foram gerados. Já em maio do ano passado, tinham sido criados 6.463 vagas de trabalho. Os dados são do Ministério do Trabalho.
Confira o desempenho por setor em maio:
- Serviços: +2.871
- Comércio: +1.726
- Construção: + 1.344
- Indústria: +454
- Agropecuária: -2.120
No caso da agropecuária, houve quantidade grande de demissões nas lavouras permanentes e temporárias. No caso dos serviços, que estão em retomada e tiveram o melhor resultado, destaque positivo para vagas voltadas para condomínios e no transporte de cargas.
Apesar da redução no ritmo das novas vagas, todos os meses de 2022 estão com saldo positivo. No acumulado do ano, são 66.738 empregos criados no Estado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.