Instituição financeira criada no Rio Grande do Sul, o Agi, antigo Agi Bank, tornou 370 funcionários sócios da empresa. A iniciativa faz parte de um programa interno do banco chamado "Tô de Dono/a", em que os empregados são convidados para a sociedade de acordo com o seu desempenho no trabalho e em avaliações comportamentais.
De acordo com a empresa, o principal benefício para o funcionário é que, toda vez que ocorre distribuição de dividendos, os participantes que adquiriram as ações ganham também. Os valores quantitativos da sociedade variam de acordo com critérios como senioridade e performance. É um bônus além de outros programas de incentivo da Agi, como a participação nos resultados. Já para o banco, a vantagem é que os funcionários se sentem mais como donos do negócio, procurando os melhores resultados para a instituição.
Para escolher os funcionários que ganham o benefício, o Agi analisa o desempenho através de um painel de metas anuais, definidas pelas equipes internas do banco.
— Ao final do ciclo de avaliação, cada funcionário sai com uma nota. Em seguida, comitês de lideranças e de RH analisam nota a nota e, se necessário, as ajustam para garantir que estejam calibradas. A partir disso, são eleitos os funcionários que apresentaram maior destaque, e eles são convidados para o Tô de Dono/a, com novas levas de sócios a cada ciclo — explica Lucas Aguiar, diretor de gente e governança do Agi.
De acordo com a empresa, entre os 370 participantes do programa atualmente, estão funcionários de todas as verticais da empresa, seja em áreas de negócio ou de suporte, de analistas juniores a diretores, com idade a partir dos 20 anos.
— Dois importantes destaques são que mais de 40% desses sócios não ocupam posição de liderança e que o programa serve como forte mobilizador da nossa cultura — finaliza Lucas.
Sobre Agi, leia também: Banco criado no RS capta mais de R$ 1 bi para emprestar em consignado
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.