A conta de luz em disparada aumentou a busca por energia solar. Outro impulso certamente virá da alta dos combustíveis, especialmente da gasolina. Para isso, o carro elétrico precisa ficar mais barato e a bateria ter durabilidade maior. A tecnologia tende a garantir isso em um prazo não tão longo assim. No mundo ideal, o consumidor abastecerá seu carro na tomada de casa ou do trabalho com energia gerada por ele mesmo. Aí, surgiu uma dúvida: quantos painéis solares são necessários para abastecer um carro? Coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Mara Schwengber responde:
- Se a gente considerar que uma placa solar vai gerar em torno de 50 quilowatts hora, com uma carga total dela, consigo manter um carro abastecido com quatro placas. A questão é que, normalmente, o mesmo sistema vai abastecer o carro elétrico e também a casa. Então, acaba se fazendo uma estimativa um pouco maior (de tamanho e capacidade do equipamento). E claro, vai depender de quanta quilometragem esse carro vai rodar durante o mês.
Já são 158,4 mil gaúchos consumidores que contam com o benefício da energia solar para abater da conta de luz. Ouça entrevista da Absolar ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.