Porto Alegre está negociando a instalação de dois grandes data centers. Ainda não são divulgados os nomes das empresas. Uma das operações, sozinha, representaria um investimento superior a R$ 200 milhões. No total, seriam "centenas de milhões de reais", disse uma fonte à coluna. Elas são estruturas físicas necessárias para armazenamento e segurança de dados.
Para a definição, é relevante o incentivo de ISS, imposto municipal que incide sobre serviços. Ele costuma ser um ponto importante na atratividade de empresas de tecnologia. Porto Alegre tem o programa Creative, que reduz a alíquota de 5% para 2% para empresas e instituições de tecnologia, nas atividades de inovação.
A intenção é que ambas se instalem no 4º Distrito, região da Capital que está sendo revitalizada. Um projeto enviado pela prefeitura de Porto Alegre à Câmara de Vereadores é ponto importante da negociação. A votação está prevista para as próximas semanas. Ainda em 2021, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o vice-prefeito Ricardo Gomes citou, inclusive, benefícios de IPTU para empreendimentos que se instalassem na região.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.