Um aplicativo criado no Rio Grande do Sul para quem ama cavalos está em expansão internacional. O V8 Horse, desenvolvido pelo gaúcho Rafael Xavier e sua sócia Bruna Pinheiro, nasceu na pandemia com o objetivo de ser uma plataforma que funcionasse tanto como uma rede social da área, como um classificado para divulgar e comercializar os animais e equipamentos. No Brasil, já tem 61 mil usuários. Agora, está se preparando para consolidar sua atuação nos Estados Unidos.
— A Câmara Texana de Comércio no Brasil nos localizou e convidou para participar de uma palestra em Gramado. Depois, nos chamaram para o Texas, onde estou agora, em função de um grupo de empresários que estava por aqui. Também nos apresentaram para universidades. Agora, estamos abrindo uma empresa na cidade de McAllen para consolidar o aplicativo nos Estados Unidos — explica Xavier.
Hoje, já são 12 mil usuários nos Estados Unidos, que usam a plataforma com as mesmas funcionalidades disponíveis no Brasil. Além das postagens e classificados para venda de animais, há cursos online e cadastro de associações. Mais recentemente, passou a funcionar um marketplace que vende itens relacionados a cavalos.
— Para operar com esse serviço lá, tivemos que criar uma empresa.
Segundo Xavier, há bastante variação de valor, com cavalos que podem chegar a R$ 400 mil, se for ganhador de provas, por exemplo. A coluna conferiu o aplicativo e, atualmente, tem dois cavalos à venda nos classificados, mas nenhuma indicação de preço aparente. É preciso entrar em contato para saber mais detalhes.
Além de apaixonado por equinos, Xavier também é sócio da RZX Global, uma empresa gaúcha que desenvolve aplicativos. Foi através dela que ele construiu o V8 Horse, inicialmente chamado de Cavalo App. Segundo ele, a expectativa ainda é de bastante crescimento nos próximos meses e anos.
— O mercado movimenta R$ 16 bilhões ao ano. Tem muito usuário, muita gente que pode participar da rede. Eu acredito que a gente não atingiu ainda nem 5% do nosso potencial — finaliza o empresário.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.