O conselho de administração do Atacadão, bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour, aprovou a compra das ações do Grupo Big que equivalem a 70% do capital social. O conselho também recomendou a incorporação de 30% das ações remanescentes. Com o negócio, acordado ainda em 2021 e aguardando aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Carrefour expandirá sua presença em regiões do país como o Sul. As lojas serão convertidas para as marcas da empresa francesa.
Ao apresentar os resultados do quarto trimestre de 2021, o Grupo Carrefour Brasil reiterou a informação de que terá que vender algumas unidades do Grupo Big para concluir a aquisição, que é negociada em R$ 7,5 bilhões. Conforme a coluna noticiou em janeiro, superintendência-geral do Cade recomendou que o negócio seja aprovado "mediante a adoção de remédio negociado com as empresas" para não causar preocupações concorrenciais. Esses remédios seriam a venda de unidades em cidades onde pode haver concentração de mercado, incluindo aqui no Rio Grande do Sul. Nesse acordo, são citadas Viamão, Santa Maria e Gravataí.
O caso agora está sendo avaliado pelo tribunal do Cade, responsável pela decisão final. A expectativa do Carrefour é que o resultado seja disponibilizado até junho.
O Grupo Big pertence, atualmente, a uma sociedade entre o fundo de investimentos Advent International e o Walmart, que praticamente saem do negócio agora. O Advent comprou, em 2018, 80% da operação brasileira do Walmart, que estava, na época, transformando as lojas. As bandeiras Big e Nacional seriam extintas e as unidades estavam recebendo o nome de Walmart. O processo foi interrompido pela aquisição, que gerou, depois, a criação da holding Grupo Big.
Já o Carrefour é um grupo francês que tem hipermercados com a marca no Brasil. Ele também é dono do Atacadão, bandeira de atacarejos em expansão no Rio Grande do Sul, onde, inclusive, comprou lojas do Makro.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.