Mais de 40 milhões de trabalhadores estão contemplados na nova rodada de saques extraordinários do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). São R$ 30 bilhões. O chamado saque extraordinário ocorrerá de 20 de abril até 15 de junho deste ano. Trabalhadores com carteira assinada poderão retirar até R$ 1 mil, a depender do saldo de cada um pelo aplicativo Caixa TEM.
Mas vale a pena? Depende. Se a pessoa tem dívidas atrasadas, deve pegar o dinheiro do fundo e pagá-las. Ou quitar tudo o que for possível. Juros e multas ultrapassam, de longe, a rentabilidade do FGTS, que é baixa. Se ela tem dívida em dia, mas puder reduzir o valor por antecipar o pagamento, também vale pegar esse dinheiro do fundo.
Se a ideia é comprar, também depende. No caso de uma aquisição que será feita agora de qualquer forma, pode valer a pena, sim. Com o dinheiro na mão, pode pedir um desconto ou, ao menos, evitar formar uma nova dívida sobre a qual seja aplicado juro.
E para quem não precisa do dinheiro? Também depende. O FGTS rendeu pouco, como dissemos. A rentabilidade é de 3% mais a divisão do lucro, que varia todos os anos e nunca se sabe quanto vai dar. A poupança mesmo está rendendo o dobro disso. Ou seja, é fácil achar uma aplicação melhor. Então, se for para aplicar direitinho, vale a pena, sim. Até mesmo porque será mais fácil o resgate, sem necessidade de ir a agências.
Só espero que o sistema da Caixa Econômica Federal (CEF) tenha sido aprimorado. Em outra edição dos saques, a colunista sofreu com a ação de golpistas que solicitaram a retirada do valor com uma conta falsa.
Retirada facultativa
A retirada do dinheiro é facultativa. Se o trabalhador não tiver interesse pelo saque, pode informar pelo aplicativo Caixa TEM. Será possível pedir o cancelamento até 10 de novembro. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS. Segundo a Caixa, o trabalhador também poderá solicitar o cancelamento do crédito a partir do dia 8 de abril pelo aplicativo do FGTS. Importante: o dinheiro volta para a conta corrigido.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.