Ouvintes da Rádio Gaúcha perguntaram se testes de covid-19 podem ser abatidos do Imposto de Renda 2022, cujo prazo de envio da declaração termina no dia 29 de abril. Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Célio Levandovski diz que depende.
Segundo a Receita Federal, testes realizados em laboratórios de análises clínicas, hospitais e clínicas em 2021 podem ser deduzidos. Vale tanto para exames feitos no Brasil quanto no Exterior, feitos pelo contribuinte ou por seus dependentes que integrem a declaração deste ano. A informação deve ser colocada no campo "pagamentos efetuados" no modelo completo do IR 2022, incluindo o CNPJ da empresa onde o teste foi realizado e o valor pago.
Porém, a regra não vale para exames do coronavírus realizados em farmácias. É, portanto, o mesmo princípio usado pelo Fisco para vacinas e medicamentos, que só podem ser deduzidos quando integrarem a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.
Lembrando que gastos com saúde não têm limite de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda, mecanismo que acaba por reduzir o tributo a pagar ou aumentar a restituição a receber. Em tempo, guarde por cinco anos a documentação que comprove o gasto. Os testes realizados em 2022 poderão ser abatidos na declaração a ser enviada em 2023.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.