Empresa sediada em Campo Bom, a Axyoonnbrazzil, especializada em produção bolsas de couro, está abrindo uma fábrica em Minas do Leão, na região metropolitana de Porto Alegre. A unidade chega a partir de uma parceria com a prefeitura do município, que ficará responsável pelo aluguel do prédio e das máquinas da estrutura. Em contrapartida, a indústria se compromete em contratar apenas moradores da cidade.
A parceria injetará de imediato R$ 1,2 milhão na economia de Minas do Leão até 2025, referente aos valores que serão pagos aos funcionários da fábrica. Quando estiver em pleno funcionamento, em três anos, serão 90 empregados. Inicialmente, começa com 40. As vagas são direcionadas, principalmente, para mulheres.
— Este é um momento de oportunidades, em um mundo ainda tão desigual, principalmente para a mão de obra feminina — fala a prefeita Silvia Lasek.
Até o início da operação, estão sendo feitos treinamentos, que começaram em 21 de fevereiro e durarão 20 dias, com os futuros funcionários. As funções de trabalho são na linha de costura, colagem e auxiliar de produção.
A Axyonnbrazzil opera com exportação, indústria, comércio e representação de bolsas, e está no Brasil desde dezembro de 2020. Antes, funcionava na China — país que segue como principal mercado de exportações da fábrica, que trabalha produzindo produtos para outras marcas. Seu principal cliente é a Arezzo. O proprietário é brasileiro e possui família aqui, tendo optado por retornar ao país.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.