Uma das grandes companhias aéreas internacionais, a Emirates Airlines está em busca de gaúchos para compor seu quadro de comissários de bordo. No próximo domingo (20), a agência de recrutamento Fly Right Internacional, parceira da Emirates desde 2006, fará um processo seletivo no Rio Grande do Sul em busca de novos talentos para voarem pela gigante de Dubai.
— Desde o início da pandemia, é a primeira vez que faremos um processo seletivo fora do eixo de São Paulo. E escolhemos o Rio Grande do Sul, inclusive, pela cultura muito forte de aviação que se tem na região — explica Rejane Fortes, diretora de recrutamento da Fly Right International.
O processo seletivo acontece em duas fases. A primeira, no domingo, é um evento de recrutamento, com dinâmicas e conversas entre os candidatos e a agência recrutadora. Aqui no Estado, será na Escola de Aviação Salgado Filho, em São Leopoldo. Depois, os participantes selecionados são encaminhados para participarem de uma entrevista com a equipe da Emirates, que vem de Dubai especificamente para a seleção. Essa etapa deve acontecer em São Paulo.
Para quem tem interesse, é preciso fazer um agendamento prévio para participar do primeiro evento, em São Leopoldo, pelo site da Fly Right. Lá, é preenchida uma ficha de inscrição. Na sequência, se o perfil é aprovado, o candidato recebe, por e-mail, o agendamento para o processo seletivo.
De acordo com Rejane, podem se candidatar qualquer pessoa acima de 21 anos, com inglês avançado ou fluente, altura mínima de 1,6 metro ou capacidade de, com o braço esticado, alcançar 2,12 metros, que é a altura dos gavetões de um tipo de aeronave que a Emirates usa. Além disso, precisa ter disponibilidade para se mudar para Dubai, Ensino Médio completo e ter experiência com atendimento de cliente - não é requisito ter curso de comissário de bordo. Por fim, também não pode ter tatuagens visíveis quando estiver usando o uniforme da companhia.
— Não há número de vagas específico. Todas pessoas que se enquadrarem no perfil podem participar, e tem muitas chances de chegar até a entrevista de validação. A campanha que fizemos em São Paulo recententemente, tivemos uma aprovação de 85 candidatos de um pouco mais de 100 que participaram da entrevista de validação — comenta.
Ainda segundo Rejane, a faixa salarial, incluindo diárias, fica na média dos U$ 2,5 mil a U$ 3 mil. Cada comissário costuma fazer uma jornada mensal de 85 a 100 horas de voos. A empresa oferece benefícios como hospedagem, transporte e cartões de desconto.
— Depois de sofrer com a pandemia, o setor de aviação realmente decolou de vez. Está em um ritmo muito acelerado de contratações. Em todos países, a gente tem verificado. A Emirates tem uma necessidade de muitos talentos porque a sua malha aérea aumentou de forma muito grande, e hoje o que tem disponível, já não consegue comportar mais a malha aérea — conclui.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.