O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Fábrica gaúcha que produz insumos para embalagens plásticas, a Polo Films desenvolveu um sistema em que, a partir de um dispositivo com bluetooth instalado no crachá, consegue identificar e informar a proximidade entre os funcionários. Com isso, caso alguém testar positivo para covid-19, é possível rastrear outros trabalhadores que tiveram contato com a pessoa positivada.
—Este sistema trouxe uma agilidade e precisão incríveis quando é necessário fazer o rastreamento e o cruzamento dos contatos. Desta forma, o Comitê de Gestão de Crise consegue rapidamente tomar decisões, como o afastamento de alguém a fim de evitar o contágio — explica o CEO da Polo Films, Antônio Jou Inchausti.
O dispositivo, chamado Sistema de Rastreamento de Microdispositivo Individual (Sirmi) envia sinais a antenas instaladas na fábrica. Como o alcance da rede das antenas é curto, o rastreamento só funciona dentro da empresa, que tem unidade fabril em Montenegro. No espaço, são 386 funcionários.
A Polo já solicitou a patente desse sistema, que funciona desde 2020, e pretende comercializá-lo no futuro. O desenvolvimento da tecnologia faz parte de um projeto da empresa de apostar mais em inovação. Aliás, para 2022, está prevendo investir R$ 25 milhões no parque industrial, localizado à margem da BR-386, com foco na transformação digital e no laboratório de pesquisa.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.