A operação da TK Elevator — antiga ThyssenKrupp — em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, fabricou elevadores que conseguem alcançar sete metros em um segundo. As máquinas foram instaladas em um novo prédio corporativo na conhecida Avenida Faria Lima, em São Paulo. Para se ter uma ideia da velocidade, o elevador sobe do primeiro ao 29º e último andar do prédio em pouco mais de 30 segundos.
De acordo com Paulo Henrique Estefan, vice-presidente de operações da empresa para a América Latina, a alta velocidade é atingida por uma combinação entre tecnologia de acionamento, controle e software. Nos softwares, ele explica, há processadores que realizam tarefas em menos de um microssegundo, o que dá mais agilidade.
Além da velocidade, a TK Elevator também desenvolveu outras tecnologias para o prédio de São Paulo, que é da empresa Faria Lima Prime Properties. Uma delas é o Agile Antecipação de Chamadas, também feita na operação gaúcha da TK. Nela, os elevadores podem ser programados para identificarem, antecipadamente, qual o andar da pessoa, através de sistemas interligados com outros dispositivos.
Na prática, o visitante passa o crachá na catraca do prédio e seus dados são cruzados em tempo real, já identificando, automaticamente, o elevador que vai levá-lo ao andar necessário e indicando, na tela, em qual das máquinas ele precisa ir. Para quem trabalha no prédio, por exemplo, o crachá já identifica qual o andar da empresa do funcionário, antecipando a chamada e acelerando o percurso.
Ao todo, foram 27 elevadores instalados no complexo, atendendo tanto o prédio quanto um teatro que fica no local. Nem todos atingem a velocidade de 7 metros por segundo, visto que alguns são específicos para garagem e áreas de poucas paradas.
A coluna conversou sobre o centro de desenvolvimento de novas tecnologias que a TK tem em Guaíba com o CEO da empresa para América Latina, Paulo Manfroi. Relembre: "São engenheiros gaúchos que exportam tecnologia e ideias", diz CEO de indústria de elevadores e centro de pesquisa no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.