O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A empresa britânica de consultoria Russell Bedford, que no Brasil tem sede administrativa em Porto Alegre e sede comercial em São Paulo, está entrando no metaverso. Utilizando a plataforma Gather, a marca desenvolveu um escritório virtual, com salas de reunião, espaços de convivência para receber um cliente em potencial, e até um auditório para pequenos eventos, como um seminário ou treinamento.
— A plataforma simula um escritório, com salas de reunião, auditórios, espaços de convivência, recepção, mesas de trabalho que podem ser customizadas, e até um refeitório. Em todos estes espaços podemos unir as equipes e convidar clientes para o ambiente, a fim de todos trabalharem em conjunto em um espaço de coworking — fala Bruno Celidonio, gerente de marketing e operações internacionais da Russell Bedford Brasil.
Nesse ambiente, quando avatares estão próximos, conseguem se ouvir. Mas quando caminham pelo mapa e se afastam, já não se escutam mais. Há também mesas de trabalho com divisórias, onde só quem está dentro do cubículo se ouve. O mesmo em salas de reunião. Além de se ouvir, podem optar por ligar a câmera e aparecer em vídeo-chamadas.
— A única diferença é no auditório, que todos podem ouvir o evento acontecendo, além de optar por ver também em vídeo o palestrante — explica Celidonio.
Para acessar, há duas maneiras diferentes. Os funcionários da empresa podem criar uma conta e usar o espaço como um ambiente de trabalho compartilhado virtual. Podem personalizar o avatar, circular pelo escritório e até "encontrar" algum colega de um escritório de outra cidade. Já visitantes, como clientes, podem acessar o metaverso da empresa através de um link de convite, que fica disponível por um tempo limitado.
— Acreditamos que o Metaverso pode aproximar as pessoas de uma forma leve e dinâmica e que este será um dos futuros do home office — finaliza o gerente.
O objetivo agora é convidar clientes e parceiros para eventos que já vão acontecer no escritório virtual, dentro do metaverso.
Sobre o metaverso, leia também: O que é metaverso e mais cinco dúvidas sobre este universo virtual e Onde já é possível usar o metaverso hoje
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.