A Braskem está investindo R$ 840 milhões para manutenção e instalação de novas tecnologias em suas plantas industriais no polo petroquímico de Triunfo. O investimento faz parte das paradas de manutenção que a empresa faz a cada seis anos. Para este ano, o maior ciclo de paradas no Estado deve iniciar em abril e ir até 30 de julho, nas unidades de polietileno, polipropileno e na central de matérias primas. Já na operação de eteno verde a manutenção está prevista para acontecer em novembro.
—A parada de manutenção é uma oportunidade para implementação de novas tecnologias de segurança e performance operacional, além da manutenção e limpeza dos sistemas existentes, robustecendo cada vez mais a integridade e segurança das operações da Braskem no Estado — falou à coluna o diretor industrial da empresa no Estado, Nelzo da Silva.
De acordo com Nelzo, as paradas têm por finalidade executar as inspeções internas de equipamentos e capacitar as plantas para um novo ciclo de operação. Além disso, diz ele, a oportunidade é aproveitada para a implementação de projetos, limpeza de tubulações e equipamentos e execução de melhorias e reparos identificados ao longo da campanha da planta. Em torno de 50 mil tarefas deverão ser realizadas.
— Para a parada de manutenção, estão previstas seis grandes empresas com contratos fixos e cerca de 30 outras empresas com contratos pontuais. A previsão é gerar 4 mil empregos diretos e indiretos, incluindo equipes de terceiros — explica o diretor.
Já preparados para a parada, a empresa estava desde o ano passado revisando o controle de estoque para evitar redução no fornecimento de material. Além disso, também vai usar a produção de outros Estados para abastecer os clientes.
Enquanto a planta está parada, os funcionários atuam na parada nas atividades de liberação dos equipamentos, supervisão dos serviços ou manutenção. Neste ano, a única planta de Triunfo que não ganhará manutenção é a Olefinas 2 (uma da central de matérias primas), pois esta ocorreu em 2018.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.