Conforme a coluna noticiou recentemente, é tradição de muitas empresas irem para o Litoral durante o verão na tentativa de encontrar novos clientes e negócios. A rede de concessionárias Savarauto, por exemplo, já tem essa prática há 20 anos. Até o ano passado, a marca tinha uma operação que funcionava aos finais de semana de janeiro. Neste veraneio, porém, decidiram expandir o atendimento, e abriram uma loja temporária que funciona todos os dias da semana, de dezembro até março, na praia de Atlântida.
De acordo com a empresa, três motivos fizeram com que eles expandissem a atuação. O primeiro é o comportamento do cliente, que segue na praia por mais tempo, principalmente por conta da pandemia e do teletrabalho. Outro é que o cliente da concessionária, de alto padrão, que antes da pandemia costumava viajar para fora do Brasil, está ficando no litoral gaúcho. E, por fim, a localização. O espaço da Savarauto no Litoral é no complexo Roubadinhas.
— A previsão é vender até 50 carros no período e garantir 120 pré-vendas para o ano. Se levar em conta que, em outros verões chegamos a vender 34 carros em um mês de operação, agora com mais tempo, devemos chegar na meta — fala Elizeu Pereira, gerente geral da Savarauto.
Pereira explica que o setor ainda sofre com a demora no calendário de entregas das montadoras e, por isso, a expectativa, para além das vendas faturadas na hora, é para venda futura.
— A prospecção do cliente para o ano é nosso objetivo também.
Para abrir o Espaço Savarauto no litoral, foram investidos R$ 500 mil. Sete veículos estão expostos no local, das marcas Mercedes, RAM e Toyota. Outros cinco estão disponíveis para test drive. O tiket médio de venda de cada carro é de R$ 350 mil.
O ambiente conta ainda com uma sala vip, lounge, café um espaço para pessoas tirarem fotos com parede verde e frase luminosa. O projeto arquitetônico é da Cynthia Garcia, do escritório BG. No local, também há móveis da Breton, que desenvolve mobiliário para o mercado de luxo, e um "espaço collection", com acessórios da marca Mercedes-Benz, como perfumes, roupas, óculos, relógios, entre outros artigos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.