Saiu do forno a terceira edição da pesquisa Medo x Desejo, que avalia o perfil do consumidor atual do Rio Grande do Sul. A coluna pincelou alguns dos apontamentos que considerou mais curiosos, por serem novos ou por reforçarem o que outros estudos já vêm apontando há algum tempo. Também foram acrescentados comentários de Alex Nascimento, diretor de Estratégia e Negócios da consultoria Sunbrand. Confira:
Para aquelas pessoas trabalharam de casa em algum momento, o home office:
Continuará no futuro: 65%
Não continuará no futuro: 35%
"Muitos entenderam que nem o céu e nem o inferno, ou seja, que o melhor para a condução do trabalho e dos processos passa a ser uma alternativa chamada trabalho híbrido.", diz Alex Nascimento, diretor de Estratégia e Negócios da consultoria Sunbrand.
Melhor custo-benefício:
Reuniões online: 92,1%
Viagens tradicionais: 7,9%
Empreenderam na pandemia:
Não: 73,8%
Sim: 26,2%
"Passou a empreender para complementar renda. Ser colaborativo com esse grupo pode ser oportunidade para marcas entrarem nas suas vidas e serem mais relevantes.", comenta Alex Nascimento.
Onde mais gastou na pandemia (mais citadas):
Alimentação em geral: 60,3%
Delivery: 46,1%
Vinhos e bebidas alcoólicas: 39,7%
Saúde e farmácia 39,7%
Outros: 11,3%
Roupas e calçados 5,7%
"Comportamento de consumo mais coletivo, mais imediato e muito mais inteligente. O maior valor é o tempo. As pessoas começaram a entender o valor dos dados para a customização de suas experiências.", afirma o diretor.
Onde economizou (mais citadas):
Viagens e hotéis: 73%
Roupas e calçados: 72,3%
Estética e beleza: 54,6%
Alimentação fora de casa: 48,9%
Das pessoas que compraram online:
Comprariam novamente: 58,7%
Não comprariam novamente: 41,3%
"A loja física nunca foi tão importante, apenas trocou o seu papel. Deixou de ser um ponto de venda para tornar-se embaixada completa da marca. Deve ser um local para ensinar os clientes a usarem seus produtos e para descarte dos mesmos. Agora, é a loja física que impulsiona o online e não o contrário. Assim, ele deve estar preparada para servir de estúdio para livestream commerce e tutoriais.", sugere Alex Nascimento.
Expectativas para o futuro:
Positivas: 74,3%
Sem expectativas: 17,9%
Negativas: 7,9%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.