A China respondeu por 40,7% de toda a exportação gaúcha de janeiro a setembro de 2021. Foram embarcados US$ 6,3 bilhões. Isso significa que o mercado chinês importou 68,4% mais do Rio Grande do Sul do que no mesmo período do ano passado.
Não é coincidência, claro, que os itens mais embarcados ao Exterior pelos gaúchos são típicos nas compras chineses: soja (32%); e farelo de soja e outros alimentos para animais (6,1%). Na sequência, aparecem as carnes de aves, fumo e celulose.
Para se ter uma melhor ideia ainda do peso da China para nós, os Estados Unidos são o segundo principal destino. Ainda assim, respondem por 7,72% do que se embarca ao Exterior a partir do Rio Grande do Sul. Em faturamento, é US$ 1,2 bilhão, ou seja, menos do que um quinto do que a China compra.
Em terceiro, segue a Argentina, aqui do lado, mas com 4,57% de participação. Os dados foram consultados pela coluna nas estatísticas do governo federal.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.