Porto Alegre ainda precisa recuperar 4.246 empregos com carteira assinada perdidos na pandemia. Esse é o saldo entre as demissões e contratações realizadas desde março de 2020 até setembro de 2021, segundo o cadastro do Ministério do Trabalho. Foram seis meses consecutivos com fechamento de vagas no início da pandemia.
O setor de serviços é o mais fechou postos de trabalho (-2.961). Em especial, o segmento de hotelaria e alimentação. No entanto, tem sido também o que mais gera vagas nos últimos meses, desde que pararam os fechamentos provocados pela pandemia. Em segundo lugar, está o comércio (-1.012), que segue toada semelhante.
Construção ainda tem 320 mais demissões do que contratações. O setor chegou a perder fôlego e fechar empregos na Capital por quatro meses consecutivos em 2021, mas voltou a abrir vagas recentemente.
A indústria fechou 60 empregos. O setor tem peso menor na economia da Capital do que no interior do Estado, onde ajudou a recuperar empregos da pandemia bem antes.
Por fim, a agropecuária é o único setor positivo. O saldo é pequeno, mas são 107 empregos criados desde o início da pandemia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.