Chamou a atenção da coluna na última semana a quantidade de questionamentos sobre quando seria o depósito do 13º salário de 2021 para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, o valor já foi pago no primeiro semestre. Pelo segundo ano consecutivo, o governo federal antecipou os valores com a justificativa de amenizar o impacto da pandemia na economia e na renda das famílias.
A primeira parcela terminou de ser paga em junho e a segunda, em julho. Nos anos anteriores à pandemia, entrava na folha de agosto. Não dá mais para contar com esse dinheiro no final do ano. No total, foram injetados antecipadamente R$ 52,7 bilhões na economia do país. Aqui no Rio Grande do Sul, foram R$ 3,3 bilhões no total.
Falando em 13º salário, para trabalhadores na ativa, a primeira parcela tem que ser paga pelas empresas até 30 de novembro. Já a segunda pode ser quitada até 20 de dezembro. O trabalhador com carteira assinada tem direito ao equivalente a um mês de salário líquido, ou seja, com desconto de Imposto de Renda e INSS. Caso tenha trabalhado menos de um ano, receberá o valor proporcional aos meses em que trabalhou mais de 15 dias.
Em tempo, é - muito - improvável que seja pago um 14º salário pela Previdência Social, tão falado na internet e que tanto os leitores perguntam.. Há dois projetos no Congresso, mas a tramitação é difícil. Além disso, o governo federal resistiria a assumir uma despesa deste tamanho quando está propondo furar o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.