A redução do juro anunciada pela Caixa Econômica Federal à tarde passada se refere a apenas uma modalidade de financiamento imobiliário. É o crédito que é reajustado pela poupança, que, por sua vez, está com o rendimento subindo. Ou seja, compensa em parte uma alta que está ocorrendo e será acelerada porque é usada para conter o aumento da inflação.
A Caixa anunciou redução de 0,4 ponto percentual no juro do financiamento imobiliário que é corrigido pela poupança. O spread passou para 2,95% ao ano, mas segue acompanhando a caderneta. O rendimento dela estava em 1,4% quando a Selic era de 2%. Agora, está em 3,68% com a Selic a 5,25%. Fechando o ano em 8%, a poupança renderá 5,6%.
Até a Selic bater 8,5%, a poupança rende 70% da taxa referência da economia brasileira. Após ficar um bom tempo em 2%, o Banco Central iniciou um ciclo de elevação. Agora, a Selic está em 5,25% e deve chegar a 10% no início de 2022, quando, inclusive, terá ativado o gatilho que muda o retorno da poupança para 0,5% ao mês, ou seja, 6,17% ao ano.
Claro que a Caixa reduzir o juro que cobra além da correção pela poupança diminui a alta ao mutuário. No entanto, é preciso ponderar que o financiamento não fica mais barato por isso. Ele ficará menos caro.
Ainda assim, a Caixa Federal ainda é destaque entre os juros mais baixos de financiamento imobiliário. O banco estatal também se diferencia pelo fato de que não aumentou taxas das demais modalidades de financiamento, enquanto outras instituições financeiras já estão fazendo reajustes há alguns meses devido à alta da Selic. Mas, mesmo assim, o financiamento imobiliário tem uma das taxas mais baixas entre operações de crédito ao consumidor.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.