Após reunião de duas horas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) decidiu apostar na aprovação do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores até o final de 2026. Ele está com o requerimento de urgência para que vá direto para Plenário, seguindo depois para o Senado. A tendência é de que o Executivo vete, mas que, depois, o veto seja derrubado no Congresso. Isso ocorreu no ano passado, quando o incentivo terminaria em dezembro de 2020, mas foi prorrogado por mais um ano.
A intenção da reunião do deputado e de setores produtivos com o ministro era de ter uma proposta ampla, que levasse a desoneração para todos os setores econômicos. A ideia é de que a folha de salários seja desonerada para todos, mas a arrecadação seria compensada com a criação de um microimposto sobre transações, possibilidade levantada ainda em 2020.
- Tu desonera a geração de emprego, é bom para a economia e resolve de uma vez - defende o deputado, lembrando das sucessivas prorrogações da desoneração desde que foi criada, há 10 anos.
Porém, o parlamentar entende que não há tempo suficiente para isso. A discussão sobre a criação do tributo - ainda que "micro" - tende a se prolongar sem apoio político, mesmo que venham em uma quarta "fatia" da reforma tributária. A reoneração dos 17 setores está no horizonte, e eles argumentam que 8 milhões de empregos estão sob risco.
- Se esperarmos, vamos ficar sem nada - diz o deputado, ao confirmar que vai colocar o parecer para votação na Câmara nesta quarta-feira (15).
Há diversos setores fazendo pressão para entrar na lista dos beneficiados, que deixam de pagar 20% sobre a folha de pagamento em troca de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto. Muitos têm o argumento legítimo de que são intensivos em mão de obra. A inclusão de setores pode ocorrer por meio de emendas ao projeto de lei.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe:
Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.